Blog destinado à comunicação de conhecimentos, de forma dinâmica, simples, contextualizada, interativa e, sempre que possível, lúdica.
Seja bem-vindo para acompanhá-lo e dar suas contribuições!

Pesquisar este blog



fevereiro 20, 2010

1.5. Brasil República

Brasão da República Federativa do Brasil

Fonte: texto especialmente escrito para esse blog pela professora Grace Kelly Ferreira, historiadora.


Em 1889 quando os militares tomam o poder, institui-se uma nova ideologia de poder no Brasil. Como isso acontece?

Numa monarquia, o poder é hereditário, como vimos anteriormente. Numa república as coisas mudam, a própria palavra república vem do latim e significa “coisa pública”,ou seja, coisa do povo. Numa república, o poder é exercido pelo povo e para o povo. O povo escolhe seu representante, que pode ser um cidadão comum.

A república é promovida pelos militares, através de idéias positivistas e liberais, com o apoio e interesse principal da classe média. E o povo? O povo fica olhando como tudo isso acontece, como meros espectadores, figurantes.


Proclamação da República (15/novembro/1989)

As principais medidas de Deodoro, ainda como governo provisório, foi estabelecer a forma de federalismo no Brasil, tendo como capital o Rio de Janeiro. A lei da naturalização de 1850, declarando brasileiro todo estrangeiro residente no país, que quisesse se naturalizar. Outro fato característico foi a política do encilhamento com o objetivo de desenvolver o crescimento industrial no Brasil.


Ministro Rui Barbosa: tentativa de modernização em meio à economia brasileira agro-exportadora

Em 1891 foi promulgada a Primeira Constituição Republicana. Um dos fatores essenciais dessa constituição foi a instituição do presidencialismo e do federalismo. Os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, passam a vigorar sem a interferência do quarto poder moderador. O voto era permitido para homens acima de 21 anos, excluindo mulheres, mendigos e religiosos, não era confidencial e as eleições não eram seguras. O regime de padroado foi extinto, o estado agora é laico.


PRIMEIRA REPÚBLICA


O período denominado de Primeira República, República velha, República Oligárquica ou ainda República Café-com-leite é empregado aos anos de 1990 até 1930 quando Getúlio Vargas assume o poder pela Revolução de 30.


Ex-Presidente Getúlio Vargas

As características marcantes desse período podem ser dadas através dos “ismos”, tais como: personalismo, paternalismo, protecionismo, clientelismo, nepotismo, favoritismo, etc.

Investigar os trinta anos de República velha é encontrar uma história marcada pela forte presença dos coronéis. Os antigos proprietários rurais, cafeicultores, aqueles da classe média, são os mesmos que comandaram o cenário político desse período. A esse período damos a nomenclatura de Coronelismo.


Coronéis

A República Oligárquica era feita pelas duas principais oligarquias da época, São Paulo e Minas Gerais. Os paulistas produziam café e os mineiros, o leite. Por isso se convencionou chamar República Café-com-Leite.

As relações eram marcadas por troca de favores (favoritismo), por figuras interessadas em se perpetuar no poder através de atitudes protecionistas e paternalistas.

Um dos mecanismos utilizados por esses coronéis foi o voto de cabresto, onde os eleitores eram obrigados a votar no candidato que eles indicavam.

Coronel e eleitor

A Política dos Governadores também faz parte desse período. Esse tipo de política consistia em uma troca de favores, agora entre os governadores de estado e os federais para se manterem no poder.

Essas denominações, esses ismos, fazem parte do comportamento político, é uma das peculiaridades da política no Brasil. As relações políticas estão pautadas em interesses pessoais, e isso vem desde o período imperial.

_____

Veja agora, o pessoal que compôs o primeiro Ministério da República:


* Aristides Lobo, ministro do Interior;

* Campos Sales, ministro da Justiça;

* Rui Barbosa, ministro da Fazenda;

* Quintino Bocaiúva, ministro das Relações Exteriores;

* Demétrio Ribeiro, ministro da Agricultura, Comércio e obras Públicas;

* Benjamin Constant, ministro da Guerra;

* Eduardo Wandenkolk, ministro da Marinha.


ATIVIDADES


Acesse também a página "Smartkids: Proclamação da República Quiz" através do link: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-proclamacao-republica-quiz.html. Acesso em: 05 dez. 2009.



Bom trabalho!

Nenhum comentário: