Blog destinado à comunicação de conhecimentos, de forma dinâmica, simples, contextualizada, interativa e, sempre que possível, lúdica.
Seja bem-vindo para acompanhá-lo e dar suas contribuições!

Pesquisar este blog



janeiro 26, 2010

1.2. Terra dos indígenas


(Texto adaptado de Sua pesquisa.com “Descobrimento do Brasil”. Disponível em: [http://www.suapesquisa.com/historia/descobrimentodobrasil/]. Acesso em: 05 dez. 2009.)



Aprendemos no tema anterior, o Tratado de Tordesilhas, que os avanços marítimos e as viagens em busca de novas terras e riquezas, fez acontecer um acordo entre duas grandes metrópoles, Portugal e Espanha, para a divisão entre elas dos territórios que ainda seriam descobertos e, assim, evitarem conflitos maiores, como guerras. Naquela época, os homens buscavam maior conhecimento e o desenvolvimento das artes e das ciências. Eles queriam também metais preciosos e especiarias, por isso, faziam as longas viagens marítimas para descobrir terras. A descoberta da América aconteceu em 1492 e a do Brasil em 1500.

No tema atual, vamos saber melhor como foi a descoberta e a colonização do Brasil. O que será que os índios têm em comum com isso?




O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Poucos anos antes de chegar ao Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo descobriu a América. Em 22 de abril de 1500, então, chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Já no dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa no Brasil. Primeiramente, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral não tinha certeza se a terra descoberta era um continente ou uma grande ilha, então alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Mais tarde, após outras expedições portuguesas explorando o território, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado e passou a se chamar Terra de Santa Cruz. O Brasil só passou a se chamar assim depois da descoberta do pau-brasil, no ano de 1511.



Legenda: primeira missa celebrada no Brasil (26 de abril de 1500)


A terra era habitada por povos indígenas. Os colonizadores chegaram primeiramente no litoral brasileiro, então, os primeiros povos que eles encontraram foram os tupis. Os índios viviam em harmonia com o meio ambiente. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles introduziram novos costumes na cultura indígena, como por exemplo: a catequização, já que a divindade deles eram elementos da Natureza; a criação de animais (porco, boi, galinha); o uso de armas de fogo; e outras coisas. Os brancos, assim chamados os portugueses, também aprenderam muitas coisas com os índios, tudo relacionado à sobrevivência na Natureza, como a obtenção de alimentos, o cultivo de plantações, a utilização de ferramentas e utensílios.

No entanto, a relação não foi sempre amistosa entre eles. Na época do descobrimento do Brasil, a população indígena era em torno de 2 a 5 milhões. Atualmente, esse número diminuiu muito e corresponde a cerca de 220 mil habitantes concentrados principalmente nas regiões centro-oeste e norte do país. Maiores informações a esse respeito podem ser encontradas na FUNAI – Fundação Nacional do Índio (site: http://www.funai.gov.br/). Isso ocorreu porque os portugueses travaram lutas contra os índios, tentando dominá-los e, nesse embate, muitos indígenas morreram. Assim, muitas tribos que existiam na época de Cabral desapareceram, e com o passar dos 5 séculos do descobrimento do Brasil, a população indígena continuou desaparecendo, sendo vítimas de violência, da escravidão, de doenças, fome e miséria, já que perderam suas terras para o homem branco. Hoje os índios ainda são discriminados no Brasil, por autoridades e por pessoas comuns.

No mapa abaixo, constam informações sobre as reservas indígenas atualmente no país:




Veja agora uma dessas reservas indígenas, o Parque Indígena do Xingu:



Nos primeiros anos, Portugal não se importava muito com a nossa terra, mas empenhava-se muito no comércio com as Índias, pois era lucrativo. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, açafrão, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. No Brasil, os portugueses praticavam o extrativismo do pau-brasil, explorando toneladas dessa valiosa madeira da Mata Atlântica, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste comércio foi utilizado o escambo, ou seja: os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas, como apitos, espelhos e chocalhos, e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

Veja na figura abaixo, a árvore correspondente ao pau-brasil:



No entanto, os portugueses temeram perder as novas terras para invasores como franceses, holandeses e ingleses, pois eles não tinham participação no Tratado de Todesilhas. Esses países estavam retirando madeira do Brasil ilegalmente. Por causa disso, a partir de 1530, Martin Afonso de Souza organizou uma expedição colonizadora para tentar proteger as terras, trazendo pessoas para cá e também sementes, instrumentos de trabalho e animais domésticos. As pessoas deveriam construir suas casas, cultivar plantações, explorar riquezas para Portugal, construir estradas e ficar morando aqui. O objetivo disso era expulsar os estrangeiros e fundar povoados para garantir a defesa do nosso litoral. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território.


Martin Afonso de Souza.


A primeira vila brasileira, fundada em 1532 por Martin Afonso, foi a Vila de São Vicente, na região do Estado de São Paulo. Assim, os portugueses começaram a fazer o plantio da cana-de-açúcar, para comercializar na Europa. Logo construíram um engenho para a produção do açúcar. A lavoura açucareira foi bem produtiva e a Vila de São Vicente começou a se desenvolver. Foi Martin Afonso que incentivou o rei de Portugal a colonizar o restante da terra para protegê-la totalmente da invasão de outros povos.

Engenho de Açúcar


Assista ao vídeo animado contando a história do descobrimento do Brasil:

ATIVIDADES

Acesse novamente a página "Smartkids: Descobrimento do Brasil Quiz" através do link: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-descobrimento-do-brasil.html. Acesso em 05 dez. 2009.

Será que este novo conteúdo que acabamos de estudar ajudará nas respostas do Quiz?
Boa sorte!

Nenhum comentário: